quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Evolução dos jogos



Estou abrindo um blog com um tema que tem me feito pensar muito ultimamente : A evolução dos jogos/games.
No passado o video game era visto como uma distração criada para entreter as crianças e mantê-las mais em casa, na segurança dos seus lares. Com o passar do tempo a juventude passou mais e mais a cultivar uma verdadeira cultura por jogos, os jogos evoluíram a tal ponto, que tramas complexas foram desenvolvidas para jogos, coisa que antes só se poderia ver em filmes. Com o advento das novas plataformas, muitos jogos continuaram com suas bases nas suas raízes, ou próximos delas, como Call of Duty e Silent Hill (existe uma matéria bem maior sobre Silent Hill no blog forever young cujo o link está nos parceiros) :

Call of Duty 1








Call of Duty Black Ops

Silent Hill 1










Silent hill 8

Outros mudaram completamente de estilo, como Resident Evil:

Resident Evil 1









Resident Evil 5

Resident Evil 5 veio acompanhando a mudança que a empresa japonesa CAPCOM vinha imprimindo desde Resident Evil 4, um jogo muito mais voltado para a ação do que para o survival horror que é o estilo original do jogo. Isso talvez se deva a uma geração que se importa muito mais com o gráfico de um jogo, sua qualidade mais técnica do que com uma história mais elaborada ou talvez sejá a influência dos filmes feitos pelo cinema norte americano levando o nome da franquia. Citei apenas Resident Evil como exemplo, a própria CAPCOM produz as vezes coisas similares as antigas séries, embora mais para os consoles nintendo e um jogo extra em Resident Evil 5 chamado lost in nightmare. A questão que gostaria de levantar é : Não existe possibilidade de conciliar gráficos bons história boa? Como vimos em exemplos anteriores nesse mesmo post e nos citados jogos de Resident Evil nas plataformas nintendo e o jogo extra, a resposta é sim.

2 comentários:

  1. Como eu havia falado... Só entendo de Silent Hill e Resident Evil! O resto é grego! Mas o seu post é muito instrutivo!

    ResponderExcluir
  2. Vamos continuar com esse blog! Tá muito paradão! XD

    ResponderExcluir